segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CH Mobile Access

Fruto de desenvolvimento próprio da CH&TCR, o CH Mobile Access vem atender às exigências instituídas pela Portaria 373/11 do M.T.E. permitindo o gerenciamento do ponto eletrônico das empresas com total mobilidade e independência, com todos os benefícios da plataforma celular. 

O Comitê de Inovação da CH Tecnologia, empresa mineira com 13 anos de experiência no mercado de ponto, acesso e segurança, acaba de lançar o CH MOBILE ACCESS, um sistema inteligente que oferece segurança e praticidade para empresas de todos os portes. A tecnologia CH Mobile Access se baseia no uso de um aparelho celular capaz de ler o crachá do colaborador ou TAG´s de RFID, e registrar dados como nome, matrícula, foto, latitude e longitude da marcação e etc, enviando estes dados on line para um banco de dados ou armazenando as marcações para descarregamento posterior. O sistema conta com um leitor de proximidade capaz de comportar diversos padrões de leitura, e pode conversar com qualquer software de gestão de acesso e ponto. Basta o colaborador encostar o crachá no telefone, que as informações são capturadas automaticamente para o banco de dados, sem a necessidade de preencher nada em aplicativo nenhum. Encostou, registrou.

Aplicações:

Além de atender plenamente à portaria 373 (*1) do MTE, o CH MOBILE ACCESS tem ainda uma vasta gama de utilização:

PEC Domésticas: O CH Mobile Access é uma excelente opção para empregadores de trabalhadores domésticos, de acordo com a Proposta de Emenda à Constituição - PEC n° 66/2012. O sistema se destaca por ser compacto, não necessitar de nenhuma operação em nenhum aplicativo (basta encostar o cartão de ponto que o registro é feito automaticamente) e contar com todas as vantagens de uma plataforma celular. Pode ser fixado em local apropriado e ficar permanentemente ligado à energia elétrica, ou utilizado como um aparelho móvel convencional com a aplicação destinada à marcação de ponto. Possui excelente custo benefício para empregadores de trabalhadores domésticos, pois permite um controle mais eficaz das horas trabalhadas, trazendo maior segurança e comodidade para apuração de jornada de trabalho, férias, horas extras e etc. Por ser um aparelho celular moderno, pode ser instalado na residência sem interferir no design e decoração do ambiente. 

Ronda de vigilância: Sistema de segurança que permite a execução do planejamento de controle de locais e pontos estratégicos a serem verificados pelo vigilante. Ao passar pelo local determinado, posiciona-se o aparelho diante do ponto de verificação e surge na tela uma imagem do ponto para conferência, e todo o registro da ronda é feito com o máximo de precisão. O CH MOBILE ACCESS permite ao vigilante desempenhar seu trabalho de forma eficiente, evitando perdas ou erros no recolhimento e tratamento dos dados de ronda, de forma visual e precisa. Permite incluir número ilimitado de pontos de verificação e funciona de forma extremamente amigável. O vigilante é avisado que sua ronda deve começar e a tela dá as coordenadas da sua rota. Os direcionamentos são transmitidos ao vigia por etapas, com informações de horário e localização do próximo local a ser verificado. Com todas as informações armazenadas no celular, o gestor responsável pelo serviço de vigilância pode receber os dados on line via 3G, GPRS, Bluetooth ou cabo, descarregando todos os dados no sistema, controlando de forma prática e segura a rotina da ronda, além de gerar relatórios periódicos deste tipo de serviço. O sistema também é plenamente aderente a condomínios residenciais, proporcionando segurança aos condôminos que têm a certeza do vigia estar sempre em ronda nos pontos pré-determinados aleatoriamente.

Shoppings: Sistema de acesso que permite controlar a entrada dos funcionários de lojas já na portaria do shopping, permitindo ao segurança que se certifique visualmente se a pessoa que passa o crachá é equivalente àquela da foto cadastrada no sistema, evitando a troca de crachás ou a entrada de pessoas não autorizadas. Com esta tecnologia, o segurança tem controle de entrada de colaboradores de forma visual e precisa, como a informação de qual loja trabalha o colaborador entrante. O sistema permite ainda o envio de alertas on line por email ou SMS para o caso de pessoas não autorizadas. Com todas as informações armazenadas no celular, o gestor responsável pelo serviço de controle de acesso da portaria do shopping pode receber os dados on line via 3G, GPRS, Bluetooth ou cabo, descarregando todos os dados no sistema, controlando de forma prática e segura a rotina de entrada, também com relatórios periódicos de entrada e saída.

Controle de Jornada com monitoramento: Com o sistema GPS do CH Mobile Access, você pode registrar inicio e fim de jornada dos condutores de sua frota de taxi, vendedores externos e profissionais que desempenham atividades externas, identificando onde se deu o início e onde se deu o final das atividades laborais. O CH Mobile Access permite ainda o rastreamento contínuo do trajeto percorrido diariamente pelo profissional nos últimos 12 meses, com detalhamento do endereço, mapas e particularidades da região onde se esteve. Os dados ficam armazenados na nuvem e disponíveis mesmo que o aparelho seja roubado ou danificado.

Mais que um equipamento para controle de acesso ou ponto, CH MOBILE ACCESS é um sistema versátil e completo, pronto para atender as necessidades de qualquer área onde se julgue necessário controlar o horário de início e fim de atividades atribuídas a uma pessoa ou grupo.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

RFID - Radio-Frequency IDentification

A CH&TCR se especializou no fornecimento de soluções baseadas na tecnologia RFID (acrônimo para Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência) .

Um sistema de RFID é composto, basicamente, de uma antena, um transceptor, que faz a leitura do sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor, e também um transponder ou etiqueta de RF (rádio frequência), que deverá conter o circuito e a informação a ser transmitida.  Estas etiquetas podem estar presentes em pessoas, animais, produtos, embalagens, enfim, em equipamentos diversos.

Assim, a antena transmite a informação, emitindo o sinal do circuito integrado para transmitir suas informações para o leitor, que por sua vez converte as ondas de rádio do RFID para informações digitais. Depois de convertidas, elas poderão ser lidas e compreendidas por um computador para então ter seus dados analisados.

Existem dois tipos de etiquetas RFID: passiva e ativa.
• Passiva – Estas etiquetas utilizam a rádio frequência do leitor para transmitir o seu sinal e normalmente têm com suas informações gravadas permanentemente quando são fabricadas. Contudo, algumas destas etiquetas são “regraváveis”.
• Ativa – As etiquetas ativas contam com mais sofisticação e contam com uma bateria própria para transmitir seu sinal sobre uma distância razoável, além de permitir armazenamento em memória RAM capaz de guardar até 32 KB.

As frequências usadas em um sistema RFID podem variar muito de acordo com a sua utilização. Um sistema de radar possui frequência e alcances muito maiores que um sistema de pagamento via telefone celular, por exemplo.

Por poderem ser lidas automaticamente por sensores instalados no ambiente, sejam eles salas ou estacionamentos, etiquetas de RFID permitem o controle e rastreamento veículos, ativos e pessoas. 

Oferecemos diversas aplicações para este sistema, desenvolvendo projetos especiais que atendam a demandas de:

Controle de Pessoas: Um novo conceito de rastreabilidade. Obtenha em tempo real um mapa de sua empresa com a disposição de todos os seus colaboradores. Ao passar por cada setor, o colaborador seria identificado, sendo possível controlar seu trajeto, tempo de permanência e identificar sua localização on line a qualquer tempo ou momento. Etiquetas RFID podem ser acopladas a uniformes ou vestimentas em geral, ampliando a rastreabilidade.

Controle de objetos: Etiquetas RFID acopladas em objetos permitem amplo rastreamento dos mesmos dentro da organização. Relatórios completos podem apresentar em tempo real a localização do mesmo, ultima movimentação, trajeto percorrido em um dia de atividades, entre outras informações, como quem utilizou determonado objeto em que período do dia.

Controle de Veículos: Basta aproximar o veículo da cancela ou portão eletrônico, e imediatamente as antenas reconhecem o veículo, liberando o acesso. O sistema registra a entrada e envia as informações on line para seu banco de dados, que oferece em tempo real um relatório completo de disponibilidade de sua frota

Cobrança de Estacionamentos: Dispensa a necessidade de se pegar o ticket na entrada e depois, quando sair, ir até o caixa para realizar o pagamento. Ao passar pela entrada o sistema fará a leitura e a marcação de quando você entrou e em sua saída, ele fará as contas e a cobrança será realizada de maneira automática.

Cobrança de Pedágios: Postos de cobrança de pedágio ganham em agilidade com sistemas de RFID. Ao invés de cancelas e guaritas, bastara apenas um “portal” com um receptor que recebe os sinais emitidos pelos carros que passam por ele, descontando o valor do pedágio automaticamente. É o sistema atualmente utilizado nos pedágios brasileiros conhecido como “Sem Parar”, “Via Rápida”, etc

Controle de Estoque: Em supermercados e lojas, a tecnologia RFID pode ser usada no controle de estoque. Com etiquetas RFID presentes em todos os produtos, através das ondas de rádio, é possível ter um relato completo e preciso de tudo que está em estoque, evitando erros e dispensando a necessidade de fazer balanços mensais demorados e manuais.

Rastreamento de Cargas: Mais segurança proteção contra roubo de cargas. Empresas de transporte e logística já vêm implantando o sistema de RFID para rastrear suas cargas. Isso é, acima de tudo, uma medida de segurança, visto que o rastreamento pretende coibir a ação de ladrões, afinal, não importa para onde vá, a carga terá sua posição localizada em tempo real.

Rastreamento de Animais: Com a crescente ameaça de extinção que sofrem diversas espécies de animais em todo o mundo, o sistema RFID é bastante útil para este tipo de controle, pois etiquetas inseridas em animais criados em cativeiros e soltos na floresta podem dar sua exata posição. Isso facilita em muito o trabalho de biólogos na hora de verificar como foi a adaptação do animal em seu “novo” habitat. Além disso, chips inseridos em animais domésticos (como cães e gatos) podem acabar com o grande número de bichos abandonados nas grandes cidades, afinal, desta forma se tem um controle sobre quem é o dono do animal, facilitando a aplicação de medidas legais para coibir este tipo de atos.

Modalidades Esportivas: Atualmente, algumas modalidades de corridas utilizam este sistema para medir com precisão o tempo de volta de cada piloto. Assim, etiquetas passivas implantadas nos veículos são lidas por diversas antenas instaladas pelo circuito, o que confere ainda mais precisão para a medição das voltas.

Se você deseja modernizar o controle de ativos, pessoas e veículos, conte com a experiência da CH&TCR no desenvolvimento de projetos especiais e ganhe mais agilidade, segurança e confiabilidade! Solicite hoje mesmo uma visita de nossos especialistas.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Prédio inteligente garante eficiência de áreas comuns

Investimento em automação permite que empreendimentos monitorem consumo condominial e regulem seu funcionamento
Mais do que mordomias, os sistemas de automação predial são muito úteis para os condomínios no quesito eficiência. Em graus diversos, a tecnologia empregada pode permitir amplo monitoramento das áreas comuns e até controles de performance que fazem a diferença no orçamento mensal.
Os custos e as necessidades de cada empreendimento colocam limites aos projetos. Em uma ponta, os corporativos de alto padrão merecem a condição de prédios verdadeiramente inteligentes.Na outra, os residenciais poderiam receber a alcunha de edificações perspicazes, mais simples do que seus similares executivos, mas, nem de longe, ineficazes.
No geral, os sistemas de automação nos edifícios são baseados no acompanhamento de consumo e no gerenciamento das instalações na área comum, além de circuitos fechados de televisão, colocação de cabos para telecomunicações, mecanismos de controle de acesso e automação interna. Toda essa estrutura geralmente fica reunida em uma sala de controle.
“Lá está todo o cérebro do prédio”, resume o engenheiro de telecomunicações Gustavo Vinícius da Silva Martins, da empresa Voip-Comm, especializada na instalação e na operação da infraestrutura tecnológica nas edificações prediais.
Esse ambiente, muitas vezes blindado, abriga a central de segurança,que é capaz programar perfis de usuários e controlar a circulação das pessoas pelas áreas comuns do edifício, que são cheias de dispositivos de controle de acesso como sensores para leitura biométrica ou de aparelhos com liberação mediante cartão ou senha.
Há também computadores com softwares aptos a verificar remotamente o nível dos reservatórios de água, o funcionamento do sistema de ar-condicionado e dos pontos de iluminação–eventualmente, esses fatores também podem ser controlados de dentro da sala. Versões mais sofisticadas dos programas podem detectar vazamentos nas tubulações ou especificar pontos de incêndio em algum ponto do prédio.
De acordo com o diretor de construção da incorporadora Brookfield, Ricardo Fontoura, os edifícios corporativos AAA – caso, por exemplo, do Brookfield Towers, que será construído pela empresa na Marginal Pinheiros – possuem os sistemas de automação como regra, em geral com versões completas.
“O volume de pessoas em circulação é muito mais intenso do que em um residencial, e as áreas comuns são grandes, muitas vezes cheias de telões, com iluminação de fachada.” Ele destaca como um dos cuidados mais relevantes nesse tipo de empreendimento o gerenciamentodo ar-condicionado, responsável por grande parte do consumo de energia mensal.
Empreendimentos desse nível, como o Alvino Slaviero, da incorporadora Brasilincorp, possuem ainda o chamado CFTV com câmeras de alta definição para a monitoria dos espaços compartilhados. “Alguns edifícios ainda usam cameras analógicas. Acreditamos que nossa opção,um pouco mais cara, faça com que o prédio fique atualizado por mais tempo”, acredita o diretor executivo da companhia, Murilo Cerdeira.
Ele define os prédios com automação como organismos vivos e dá um exemplo da aplicação do sistema. “É possível programar a irrigação dos jardins em alguns horários. E, se chover, há sensores que podem interromper a rega”, explica.
Normalmente, os residenciais possuem mecanismos somente para acompanhar os consumos de água e energia,controlar o acesso das pessoas pelos espaços coletivos, estabelecer circuitos fechados de TV, sensores localizados de incêndio e instrumentos de vigilância no perímetro dos condomínios.
Algumas empresas responsáveis por produtos imobiliários voltados ao alto luxo, como a Porte Construtora, adotam soluções mais sofisticadas. Nos empreendimentos da companhia, caso do Emiliano Anália Franco e do Katherine Anália Franco, foi utilizado cabeamento de fibra ótica na estrutura dos edifícios. A medida vai permitiraltaperformancede transmissão de dados.
Cada apartamento tem ainda um mecanismo de telefonia com tecnologia IP que permite a abertura de até 16 ramais. “A pessoa pode colocar pontos inclusive no tablet e no computador. Se fizer uma ligação, vai pagar como se fosse local. É o sistema voip”, diz o engenheiro Josenei Spinelli, da área de novas tecnologias da Porte.
Fonte: Estado de São Paulo