segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

RFID - Radio-Frequency IDentification

A CH&TCR se especializou no fornecimento de soluções baseadas na tecnologia RFID (acrônimo para Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência) .

Um sistema de RFID é composto, basicamente, de uma antena, um transceptor, que faz a leitura do sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor, e também um transponder ou etiqueta de RF (rádio frequência), que deverá conter o circuito e a informação a ser transmitida.  Estas etiquetas podem estar presentes em pessoas, animais, produtos, embalagens, enfim, em equipamentos diversos.

Assim, a antena transmite a informação, emitindo o sinal do circuito integrado para transmitir suas informações para o leitor, que por sua vez converte as ondas de rádio do RFID para informações digitais. Depois de convertidas, elas poderão ser lidas e compreendidas por um computador para então ter seus dados analisados.

Existem dois tipos de etiquetas RFID: passiva e ativa.
• Passiva – Estas etiquetas utilizam a rádio frequência do leitor para transmitir o seu sinal e normalmente têm com suas informações gravadas permanentemente quando são fabricadas. Contudo, algumas destas etiquetas são “regraváveis”.
• Ativa – As etiquetas ativas contam com mais sofisticação e contam com uma bateria própria para transmitir seu sinal sobre uma distância razoável, além de permitir armazenamento em memória RAM capaz de guardar até 32 KB.

As frequências usadas em um sistema RFID podem variar muito de acordo com a sua utilização. Um sistema de radar possui frequência e alcances muito maiores que um sistema de pagamento via telefone celular, por exemplo.

Por poderem ser lidas automaticamente por sensores instalados no ambiente, sejam eles salas ou estacionamentos, etiquetas de RFID permitem o controle e rastreamento veículos, ativos e pessoas. 

Oferecemos diversas aplicações para este sistema, desenvolvendo projetos especiais que atendam a demandas de:

Controle de Pessoas: Um novo conceito de rastreabilidade. Obtenha em tempo real um mapa de sua empresa com a disposição de todos os seus colaboradores. Ao passar por cada setor, o colaborador seria identificado, sendo possível controlar seu trajeto, tempo de permanência e identificar sua localização on line a qualquer tempo ou momento. Etiquetas RFID podem ser acopladas a uniformes ou vestimentas em geral, ampliando a rastreabilidade.

Controle de objetos: Etiquetas RFID acopladas em objetos permitem amplo rastreamento dos mesmos dentro da organização. Relatórios completos podem apresentar em tempo real a localização do mesmo, ultima movimentação, trajeto percorrido em um dia de atividades, entre outras informações, como quem utilizou determonado objeto em que período do dia.

Controle de Veículos: Basta aproximar o veículo da cancela ou portão eletrônico, e imediatamente as antenas reconhecem o veículo, liberando o acesso. O sistema registra a entrada e envia as informações on line para seu banco de dados, que oferece em tempo real um relatório completo de disponibilidade de sua frota

Cobrança de Estacionamentos: Dispensa a necessidade de se pegar o ticket na entrada e depois, quando sair, ir até o caixa para realizar o pagamento. Ao passar pela entrada o sistema fará a leitura e a marcação de quando você entrou e em sua saída, ele fará as contas e a cobrança será realizada de maneira automática.

Cobrança de Pedágios: Postos de cobrança de pedágio ganham em agilidade com sistemas de RFID. Ao invés de cancelas e guaritas, bastara apenas um “portal” com um receptor que recebe os sinais emitidos pelos carros que passam por ele, descontando o valor do pedágio automaticamente. É o sistema atualmente utilizado nos pedágios brasileiros conhecido como “Sem Parar”, “Via Rápida”, etc

Controle de Estoque: Em supermercados e lojas, a tecnologia RFID pode ser usada no controle de estoque. Com etiquetas RFID presentes em todos os produtos, através das ondas de rádio, é possível ter um relato completo e preciso de tudo que está em estoque, evitando erros e dispensando a necessidade de fazer balanços mensais demorados e manuais.

Rastreamento de Cargas: Mais segurança proteção contra roubo de cargas. Empresas de transporte e logística já vêm implantando o sistema de RFID para rastrear suas cargas. Isso é, acima de tudo, uma medida de segurança, visto que o rastreamento pretende coibir a ação de ladrões, afinal, não importa para onde vá, a carga terá sua posição localizada em tempo real.

Rastreamento de Animais: Com a crescente ameaça de extinção que sofrem diversas espécies de animais em todo o mundo, o sistema RFID é bastante útil para este tipo de controle, pois etiquetas inseridas em animais criados em cativeiros e soltos na floresta podem dar sua exata posição. Isso facilita em muito o trabalho de biólogos na hora de verificar como foi a adaptação do animal em seu “novo” habitat. Além disso, chips inseridos em animais domésticos (como cães e gatos) podem acabar com o grande número de bichos abandonados nas grandes cidades, afinal, desta forma se tem um controle sobre quem é o dono do animal, facilitando a aplicação de medidas legais para coibir este tipo de atos.

Modalidades Esportivas: Atualmente, algumas modalidades de corridas utilizam este sistema para medir com precisão o tempo de volta de cada piloto. Assim, etiquetas passivas implantadas nos veículos são lidas por diversas antenas instaladas pelo circuito, o que confere ainda mais precisão para a medição das voltas.

Se você deseja modernizar o controle de ativos, pessoas e veículos, conte com a experiência da CH&TCR no desenvolvimento de projetos especiais e ganhe mais agilidade, segurança e confiabilidade! Solicite hoje mesmo uma visita de nossos especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário